top of page

Desenvolvimento de Aplicativo para Simulação de Disseminação e Proteção do COVID-19

Atualizado: 20 de abr. de 2022




Simulação para auxiliar no entendimento da disseminação do vírus Sars-CoV-2

Com a inesperada pandemia de Covid-19, causada pelo Sars-CoV-2, cientistas e pesquisadores ao redor do mundo se esforçaram para entender melhor sobre o vírus, suas formas de disseminação e suas consequências na saúde da população.


Nesse projeto interdisciplinar, unimos pesquisas acadêmicas da saúde e computação, permitindo criar cenários simulados sobre as consequências da prevenção na contaminação do vírus.



Vamos entender um pouco mais sobre as tecnologias utilizadas e seus propósitos?


O ambiente simulado foi construído em um simulador visando replicar um lar de idosos, que representa um ambiente real onde o distanciamento social é complexo e que não pode ter suas atividades interrompidas durante uma pandemia, por exemplo.


Na simulação todos os agentes são monitorados através de dispositivos IoT, como relógios e pulseiras inteligentes, tendo seus dados de saúde coletados, como pulsação, pressão arterial e nível de oxigenação do sangue.



Esses dados são enviados para smartphones, que através do aplicativo que desenvolvemos, são capazes de realizar operações de filtragem e limpeza dos dados coletados.


Após a execução destas operações, os smartphones enviam os dados tratados e preparados para a nuvem, que possui algumas aplicações. Dentre elas, um sistema especialista de aprendizagem para realizar predições sobre a saúde dos agentes monitorados e também uma aplicação web, com o intuito de fornecer uma interface simples e detalhada aos parentes e profissionais da saúde responsáveis.


A arquitetura computacional foi construída utilizando um conceito computacional chamado de Edge Fog Cloud, onde parte do processamento e armazenamento é dividido entre os componentes da solução. Com isso, há a distribuição de tarefas, evitando lentidão no processo e até mesmo um melhor custo benefício.


Outro ponto importante é o uso do conceito de Function as a Service. Também conhecido como FaaS, sua utilização permite a divisão das aplicações desenvolvidas para a nuvem em pequenas funções. Essa separação permite a execução individual dessas funções, além da replicação de trechos do código conforme sua utilização. Com isso, a aplicação fica escalável e também retorna um excelente custo benefício para o projeto.



Mas onde as simulações entram nessa história?

Através da colaboração com pesquisadores da área médica, foi possível entender e simular a disseminação do vírus no ambiente simulado. De forma complementar, foram simulados ambientes onde diferentes métodos de prevenção eram aplicados pelos agentes simulados, como o aumento no distanciamento social, frequência de lavagem das mãos e o uso de máscaras normais e PFF2.



Com isso, a simulação está completa! São agentes monitorados, onde os mesmos possuem diferentes atitudes preventivas e podem ser contaminados e/ou contaminarem outros agentes do ambiente onde eles residem.



Mas e os resultados?

Nos resultados obtidos, ficou evidente que a precaução é extremamente importante, mesmo antes de descobrir que existe um agente contaminado no ambiente. Esse resultado é devido a transmissão do vírus durante o período de incubação. Como consequência, a prevenção fez com que as curvas de novos contágios fossem mais achatadas que as demais, resultando em menos agentes contaminados ao mesmo tempo.


Além disso, diversos fatores simulados também impactaram em um menor número de agentes contaminados. O uso de máscaras PFF2, o aumento do distanciamento social e o aumento da lavagem das mãos são só alguns dos fatores que contribuíram favoravelmente contra a disseminação do vírus.



E o que podemos concluir?

Além de ficar evidente a importância de se cuidar, é possível ver o quão incríveis são as pesquisas e como a computação pode trabalhar em conjunto com diversas áreas.


Devido a pesquisas científicas da área da saúde, foi possível utilizar diversas tecnologias e conceitos da computação para entender e realizar simulações no contexto da saúde, visando auxiliar no entendimento de questões muito importantes, como a pandemia de Covid-19. Além disso, as aplicações do projeto utilizaram conceitos que evitam lentidão no processo, garantindo escalabilidade, segurança e diversas outras vantagens.



Para saber mais, clique aqui.



Thiago Goldoni


Sobre o autor:

Thiago é o atual CTO e Co-fundador da SVM Consultoria e Sistemas.




Nota da Empresa: Nós da SVM estamos atentos a todas as novidades do mundo atual e buscamos sempre inovar em conjunto à outras áreas do mercado, no desenvolvimento de tecnologias que possam ajudar a sua empresa ou a sociedade.




73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aplicações em GenAI e LLM’s

Os avanços na área de GenAI popularizaram essa tecnologia em diversos campos, abrangendo desde a geração de imagens realistas até a...

Comments


bottom of page